• Jonathan Johnson

Porque O Ovo Faz Parte da Páscoa?



Minuto Cambirela para 14 de abril de 2020

Acabamos de passar pelo dia mais significativo do calendário cristão, a Páscoa, dia em que celebramos da ressurreição de Jesus Cristo. Mas a celebração não acabou, porque seus impactos não são de uma única vez. A ressurreição sim é a vitória final que mudou a história. Mas significa também o novo nascimento. Um renascer.


Para alguns a Páscoa não é nada mais do que uma oportunidade para começar de novo ou ser alguém diferente, alguém melhor. É uma promessa feita para que não seja mais como era. Mas não me refiro a isto. O ovo faz parte desta época do ano justamente por isso. Ele simboliza a esperança de um novo nascimento, ou uma vida nova.


E, certamente a ressurreição traz um novo começar. Imagina a perspectiva diferente do Lázaro depois que Jesus chamou ele do túmulo. Ele já saboreou a morte uma vez, ele passou para o porvir, e voltou. Certamente sua vida depois do túmulo passou a ser bem diferente do que antes. A morte para ele não teria sido mais um mistério.


O apóstolo Paulo escreveu em 2 Coríntios: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que fizeram novas.” Creio eu de que uma das lições chaves deste ensino é que para aquele que é salvo, que conhece e crê no evangelho, o poder de Deus para a salvação, não será mais a mesma pessoa que era antes.


Quais coisas velhas teriam passado, pergunto? Certamente é muito mais do que o renovar do nosso guarda-roupa, um carro novo, ou uma promessa para fazermos melhores ou sermos mais gentis e amorosos.


Em Romanos 6 estamos lembrados de como Cristo morreu e foi crucificado, quem foi batizado nele, ou seja, tem ele como seu Salvador, este crucificou a sua velha natureza também. Escuta Romanos 6 versos 1-4. “Que diremos, então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente ainda mais? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.”

As coisas velhas que já passaram são o nosso continuar no pecado. Romanos 6 e 7 continuam explicando como isso funciona. Mas o ponto principal é este: foi a morte e a ressurreição de Jesus que nos transformou para que, seguindo Jesus andamos para a glória do Deus Pai. A morte, o sepultamento, e a ressurreição de Jesus não só providenciam o meio para que pecadores pudessem ser justificados e perdoados. São também o forte meio pelo qual quem está em Cristo, passa a viver em novidade de vida.


Amigos, quer experimentar o nascer de novo? Deseja aquela transformação de vida? Bem, querendo ou não, desejando ou não, é isto que você precisa. E não deve demorar. Mas seja avisado, pois significa que terás de morrer para si mesmo. Jesus mesmo nos convidou a tomar a nossa cruz para O seguir. Venha a Cristo Jesus, pois ele é o único que oferece o perdão e misericórdia que precisa enquanto ao mesmo tempo promete a transformação, o nascer de novo verdadeiro.

Minuto Cambirela faz parte de um projeto de implantação de uma igreja em Palhoça. Se quiser conversar mais, estamos a disposição. Nos chama no privado. Obrigado por assistir.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Espírito Santo: Deus Trino

Minuto Cambirela para 28 de abril. Boa Tarde! Na defesa do evangelho em Gálatas 1, percebemos o peso enorme em entender e pregar corretamente o evangelho de Jesus Cristo. Escuta versos 9 e 10: “se alg