Minuto Cambirela para 28 de abril. Boa Tarde!

Na defesa do evangelho em Gálatas 1, percebemos o peso enorme em entender e pregar corretamente o evangelho de Jesus Cristo. Escuta versos 9 e 10: “se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema. Por acaso, eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.”

Veja como a diferença entre o evangelho verdadeiro e algum outro evangelho é a diferença entre aquele que procura agradar os homens a custo de agradar a Deus. Seria melhor agradar as pessoas em vez de pregar o evangelho verdadeiro? Com certeza não. Por isso procuramos pregar o evangelho claramente, compelidos a falar quando encontramos um evangelho falso.

Entre as muitas igrejas perto da minha casa, há uma que parece ser fiel, bíblica, tradicional. Porém ela ensina um erro grave quanto a pessoa de Deus e assim perdeu o evangelho verdadeiro. Ela declara com toda convicção de que o Espírito Santo é uma força, ou é o poder de Deus e não Deus. O espirito vem de Deus mas não é uma pessoa em Deus. Assim, estão a atacar a própria pessoa de Deus.

O problema é que não é meramente um equívoco quanto o Espírito Santo. Uma vez que atacamos um membro da Divindade, tudo de Deus e tudo que Ele faz acaba sendo atacado também. Se Deus não é Triuno, então ele não é o mesmo criador, ele não se relaciona com homem, e certamente não há salvação pela graça mediante a fé.

Podemos falar mais, porem o Minuto Cambirela não é o melhor meio para conversar bem neste assunto. Contudo, protestamos estes ensinos não cristão nem bíblicos por atacar a pessoa do Espírito Santo. Poderia citar o seu site na internet onde pregam com precisão o conformar-se a uma moralidade, exigindo uma lei de experiência que não existe nas Sagradas Escrituras, e destacam sua rejeição da terceira pessoa da trindade.

Protestamos porque este é um evangelho diferente. Jesus disse que outras blasfêmias podem ser perdoadas menos a blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3 v28). Jesus falou isso porque ele foi acusado de ter poder sobre demônios por ser possuído pelo chefe dos demônios. Olha, antes de ficarmos confusos com outras perguntas, destaco de como é difícil entender a gravidade de blasfemar contra uma força. A Blasfêmia é tão grave porque é negar a divindade da Pessoa de Deus.

Tem mais. Jesus em João 14 prometeu alguem, não algo para consolar seus discípulos. Pedro em Atos 5 acusa Ananias a mentir ao Espírito Santo. É claro que não é possível mentir a uma força. Paulo destaca de como Jesus foi ressurrecto pelo poder do Espírito Santo em Romanos 1. Se o Espírito Santo não é uma pessoa, então porque falar desta forma? Paulo, um que não gasta palavras desnecessárias estava dizendo que Jesus foi ressurrecto pela força do poder de Deus? Não faz sentido.

Poderíamos continuar. Mas concluímos em Romanos 8 onde vemos Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo trabalhando para efetuar a salvação de todos que estão em Cristo Jesus. Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Amigos, não podemos deixar de falar claramente. Estes versículos ensinam como todo de Deus está trabalhando para efetuar aquilo que é tão preciso para nós: nossa salvação. Você pode viver perdoado, não mais condenado, em Cristo, porque Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, ou seja, Deus salva. Romanos 8 continua tratando da obra de Deus Espírito Santo e merece o nosso olhar cuidadoso.

Será que é preciso mais uma igreja em Palhoça? Bem, Jesus é quem edifica a igreja, então ele vai dizer sim ou não. Mas que possamos pregar o evangelho verdadeiro, exaltando Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo até que Cristo voltar. Minuto Cambirela faz parte deste projeto, obrigado por estar conosco em oração e compartilhando. Se quiser conversar mais, sempre estamos a disposição. Obrigado por assistir!