• Jonathan Johnson

Porque Fazer Calar seu Coração?

Minuto Cambirela para 1 de abril de 2020

Vi um manchete recente que não foi uma supressa. “A Maioria das Pessoas Estão Orando.” Bem, o artigo faz reportagem sobre coisas que tem mudado na vida da gente. A maioria admitiu que esta situação tem levado eles a orar.


Podemos adivinhar porque. Além do nosso medo coletivo de morrer, estamos como sociedade tentando descobrir como conviver com o perigo de um gripe monstruoso. Meu colega me contou da amiga deles: entre a primeira sintoma e a sua morte, passou 12 horas. Não estou falando de um caso que eu ouvi falar. Li o obituário dela pessoalmente. 51 anos de idade, três filhos jovens, um marido.


E nossos lideres políticos não ajudam quando fazem da situação uma ferramenta política. Percebemos de que eles mesmo estão a procura de soluções com suas tentativas de nos orientar. Relembramos da importância de orar por eles, pois como Romanos 13 diz, eles tem autoridade para o nosso bem.


Mas há algo maior em jogo diante tudo isso, e creio eu, é uma das razões pela qual as pessoas admitam estar orando mais do que nunca. Como é saudável clamar a Deus e nos prostrar diante dele em oração. Escuta Salmo 131. São 3 versículos somente.


Senhor, não é orgulhoso o meu coração, nem arrogante o meu olhar. Não ando à procura de coisas grandes, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário fiz calar e sossegar a minha alma. Como criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, assim é a minha alma dentro de mim. Espere, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.”


Não devemos adivinhar qual pecado mais grave da sociedade trouxe esta calamidade sobre nós. Não temos autoridade para dizer. Mas na medida em que treinamos o nosso olhar no Senhor, esta angústia presente está servindo para o nosso bem.


"Não é orgulhoso o meu coração...” O Salmo admite que não quer coisa grande, nem maravilhas. Ele quer ficar quieto. Nos dá um visual bonito: como a criancinha se aquieta nos braços da sua mãe ele aquieta sua alma no peito do seu Senhor. Eu tenho três filhos e sei bem que vezes a única coisa que pode acalmar seu choro é estar nos braços da mamãe.


Qual o valor de ficar quieto? É provável que diante da nossa terceira semana em quarentena, estamos tendo dificuldade em achar valor algum. Mas não acrescenta angústia a sua angústia. O governo te mandou ficar em casa, agora mande calar a sua alma. Descanse em oração ao Senhor. Há grande valor em ficar quieto. Pois como outro Salmo diz, assim podemos saber que ele é Deus.


Então desligue seu celular, desligue as notificações, desligue a televisão e treina sua alma em oração. Era sempre o que precisávamos.


Minuto Cambirela é um projeto de implantação de uma igreja bíblica em Palhoça. Querendo conversar mais sobre este assunto ou qualquer outro, nos chama no privado. Como sempre, obrigado por assistir!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Espírito Santo: Deus Trino

Minuto Cambirela para 28 de abril. Boa Tarde! Na defesa do evangelho em Gálatas 1, percebemos o peso enorme em entender e pregar corretamente o evangelho de Jesus Cristo. Escuta versos 9 e 10: “se alg