O Verdadeiro Almoço Gratis

Minuto Cambirela para 15 de abril de 2020.

Boa tarde! Hoje é quarta-feira. Estamos começando nossa quinta semana de quarentena em Santa Catarina. Não é motivo de celebração, mas marcamos as semanas a passar um olhar ansioso para o movimento ao nosso redor.

Além do sofrimento real no saúde publico e o preço que a humanidade paga na índice de mortes, estamos diante de uma situação econômica cada vez mais grave. Nossos políticos estão na procura de soluções.

O problema é simples. As soluções são complicadas. Durante a revolução na França, quando rainha foi informada de que o povo estava revoltado pois não tinha pão para comer, ela falou, “Então que comam bolo!”

Além de um ilustração nítida da desigualdade, também nos ajuda lembrar que nenhum governo pode decretar riqueza para o seu povo. Embora muitos governos estão a procura de como ajudar financeiramente durante a quarentena, o governo não tem poder para fazer pão onde não há trigo.

Não estou sendo politico, sei que seus trabalho são importantes e difíceis. Mas devemos perguntar, o que vem de graça. Um grande economista famosamente falou, “Não existe um almoço gratis.” Mas se existisse?

Deus falou que tem. Escuta Isaias 55: “Ah! Todos vocês que têm sede, venham as águas; e vocês que não tem dinheiro, venham, comprem e comam! Sim, venham e comprem, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Que convite! Comprar pão sem dinheiro, beber vinho e leite para saciar a sede, sem pagar. É coisa do governo?

Claro que não, porque há Um só com condições a fazer uma oferta assim: O Deus dos céus e da terra. E que convite gracioso, verdadeiramente de graça. De graça não significa que é barato. Não, Deus não chamou para comer dos restinhos do banquete do rico.

Deus chamou para participar em algo que ele mesmo pagou alto para providenciar: o perdão dos pecados. A última frase de Isaias 55 v7: ele é rico em perdoar. No novo testamento Pedro nos explicou sobre o preço alto: “Sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados...Mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.”

Não existe um almoço grátis, é verdade. Este perdão de graça foi pago quando Jesus assumiu a responsabilidade a pagar o preço que o pecado gera. E foi completado não em 17 vezes sem juros. Não, ele não se envergonhou diante da ira de Deus. E pagou uma vez para sempre, como nosso cordeiro pascal. Por isso Deus é rico em perdão.

Jesus contou uma história sobre um rei que queria convidar as pessoas a celebrar o casamento do príncipe. Em primeiro momento o convite foi dado para todos os nobres oficiais do reino. Todos eles negaram o convite, arrumando uma desculpa para não festejar com o rei.

Em seguida, foi feito convites para qualquer pessoa da rua para que tivesse uma festa cheia de gente. Mas era colocado um requisito só: estes não podiam usar suas roupas de rua na festa mas o rei ia providenciar roupas festivas para cada um. Era só chegar, trocar de roupas e entrar na festa.

Jesus contou que durante a festa, acharam uma pessoa que não estava usando roupas do rei. Este foi expulso da festa. Amigos, comemos e bebemos, não porque é barato, mas porque o caminho foi preparado para qualquer um chegar. Mas tem de chegar pelo caminho que o Rei providencia. Muitos ainda acham que são capazes de comer e beber de Deus porque eles mesmo são pessoas bons, ou praticam o bem. Nossa sabedoria não pode tomar o lugar da graça de Deus.

Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos, diz o Senhor.” Amigo, você ainda procura achar a paz e perdão de Deus pelo seu próprio esforço e fidelidade? Para de pagar, e venha beber das águas graciosas do Senhor Jesus Cristo.

Minuto Cambirela faz parte de um projeto de implantação de uma igreja em Palhoça. Se quiser conversar mais, estamos a disposição. Nos chama no privado. Obrigado por assistir.