top of page
  • Foto do escritorJonathan Johnson

O que é que Faz um Monte Pular?

Minuto Cambirela para 30 de março de 2020

Não sei de você mas creio que tenho uma boa imaginação. Porem, não consigo imaginar um monte a pular. Muito menos pulando como um carneiro. Como moro na cidade, é preciso imaginar até o carneiro!


Ouça Salmo 114 verso 6: "Montes, por que estão saltando como carneiros? E vocês, colinas, como cordeiros do rebanho?” Mas não só os montes: “O mar viu isso e fugiu; o Jordão recuou.” Verso 3.

Quem sabe um pouco de história bíblica vai começar a entender. Verso 1 indica que o Salmo fala ao respeito da saída do povo de Israel, do Egito. Logo na sua frente, o mar. Ameaçando um retorno ao Egito ou até a morte.

Mas, sabemos o que a Bíblia diz: o mar fugiu. E agora é preciso usar a imaginação. Escuta o rugido do vento forte, imagina aquelas ondas enormes a levantarem. As águas estão a correr diante do comando do seu Criador.



E quando Deus deu a lei a Moisés foi o monte Sinai que pulou. Êxodo 19 verso 16: “ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, uma espessa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte som de trombeta, de maneira que todo o povo ... tremeu de medo.”


Nossa que cena! Imagina, o povo olhando, aquele tumulto com sons e trovões, relâmpagos. Tanto barulho e movimento que o povo não queria ver mais. Pense num medo que te deixa apavorado na escuridão. É para deixar a gente com a luz ligado.


Mas o Salmo pergunta. Por que o monte? Por que o mar? O resposta é simples: assim se faz a criação diante do seu criador. Aquele que transformou a rocha em manancial é capaz de fazer o que ele bem quer com sua criação.


Esta capacidade não ficou na história. Mas o resultado daquilo que ele já fez deve gerar em nós o mesmo resultado que gerou no deserto. Devemos temer a Deus. Estão entendendo? Não devemos esperar provas iguais para termos razão a confiar em Deus.

Deus já provou seu poder. E sua prova maior deixa a fala de Salmo 114 como brincadeira de criança. Não foi o andar sobre as águas. Não foi a multiplicação do pão, ou as curas. Nem a ressurreição de Lázaro. Foi quando ele mesmo, sob o poder dele, levantou da morte e saiu do túmulo. Só podemos ficar admirados, pasmados diante disso.


Não sabemos o plano de Deus para o desafio de hoje. Mas sabemos que a criação há de se submeter ao seu Criador. E você? O que Deus já tem feito é prova suficiente para que você também creia nele? Venha a Cristo hoje mesmo.


Minuto Cambirela é um projeto de implantação de uma igreja bíblica em Palhoça. Querendo conversar mais, nos chama no privado. Como sempre, obrigado por assistir!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Espírito Santo: Deus Trino

Minuto Cambirela para 28 de abril. Boa Tarde! Na defesa do evangelho em Gálatas 1, percebemos o peso enorme em entender e pregar corretamente o evangelho de Jesus Cristo. Escuta versos 9 e 10: “se alg

bottom of page