Ansiamos Por Ti, Senhor!

Minuto Cambirela para 16 de abril de 2020

Boa tarde. Salmo 130 clama ao Senhor com uma voz que entende a tristeza e lamento gerado neste mundo aflito com o pecado. Versículo 1: “Das profundezas clamo a ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.” Verso 5 descreve o anseio por socorro com outra imagem: “Aguardo o Senhor, a minha alma aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas anseiam pelo romper da manhã.”

Bem, creio que muitos que estão me ouvindo conseguem se identificar com estas imagens. Já sentiu que estava nas profundezas? Ou, que se tivesse alguém que pudesse te ouvir e dividir o seu fardo seria uma ajuda suficiente? Já passou pela escuridão da alma, aguardando o romper da manhã, enquanto dura a madrugada? Parece que aquela noite nunca vai parar.

Bem, o escritor do Salmo está do teu lado. Um pecado que pesa como tonelada na consciência. Um problema que não tem solução. Um parente em apuros ou uma relacionamento quebrado de vez. As vezes queremos dormir só para não ter que pensar mais no problema. Será que quando acordar, vai estar tudo melhor?

Ouvi um irmão querido nosso, ex-missionário, testemunhar depois que sofreu um AVC em que perdeu quase todas as suas faculdades, inclusive o seu falar. Através da sua esposa disse, “Não sei porque Deus tirou de mim a minha língua.” Ele tinha uma perspectiva bíblica sobre sua condição, mas esta pergunta é que não quer calar.

Eu não sei do que está sofrendo, ou de que não consiga dormir a noite. Mas uma coisa sei, todos tem sofrimento e angústia. Salmo 130 nos orienta pensar corretamente no meio destes sofrimentos. (A Bíblia jamais promete que há como viver sem problemas.)

Em versos 3-4 do Salmo, somo relembrados de como Deus tem razão para nos condenar, mas que com Deus há o perdão que precisamos. É como se fosse o Salmista pensando, eu estou angustiado por tal problema ou situação, e também eu sou um pecador. Ou seja, eu tenho dois problemas graves, o que me enfrente hoje e o que me espera com Deus.

Se tu, Senhor, observares iniquidades, quem poderá escapar?” É uma pergunta cuja resposta nos relembra da nossa condição: ninguém escapa, se Deus lembra. Porém, o “se” do início é uma grande esperança. Pois, em Cristo Jesus, na sua morte e ressurreição, quando pagou o preço e venceu o pecado, ele abriu o caminho para sermos justificados. É a verdade que muda tudo. Sua angústia hoje não toca o perdão de Deus.

O Salmo termina também com este fato. “No Senhor há misericórdia; nele temos redenção.” Misericórdia significa o não sofrer a punição que merecia. A redenção nos relembra de como pertencemos agora ao Senhor e não ao nosso problema. Quem está em Cristo, jamais terá razão para desistir.

Porém, passará por tribulações. É bom estar relembrado de que esperamos no Senhor. Clamo a ti, aguardo o Senhor, anseio pelo Senhor, espero no Senhor. São ações que todos nós precisamos ser relembramos a fazer. Por isso lemos a Bíblia.

Amigo, irmão, colega, espere no Senhor e aguarda pelo romper do dia. Pois, ele jamais nos abandona.

Minuto Cambirela faz parte de um projeto de implantação de uma igreja bíblica em Palhoça, SC. Queremos falar mais com você sobre este assunto, e o devocional hoje. Deus abençoe e obrigado por assistir.