• Jonathan Johnson

Como Na Reforma, É Preciso Ainda Protestar

Minuto Cambirela para 24 de abril. Boa tarde

Devido a outras demandas, não podia dar sequência ao Minuto Cambirela esta semana. Sou lembrado da importância de dizer, “Se Deus quiser.”


No início da semana falamos da importância de entender o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Procura o Minuto Cambirela de 20 de abril ou segue o link na descrição de hoje.


Por que todo isso? Entendemos que o evangelho verdadeiro está sendo gravemente ofuscado por pregadores e curandeiros. Estes diluíam as verdades de Jesus Cristo com uma pletora de ensinos humanistas, animistas, e filosóficas. Outros manipulam a palavra de Deus para dizer coisas que estão em contradição ou apelam a outras autoridades.


Por isso, como os reformadores do passado, protestamos. Não porque somos melhor do que eles. Muito menos porque temos uma visão de como deve ser nossa igreja. Nem porque não achamos igrejas que são fieis as escrituras.


Protestamos porque o evangelho tem sido ofuscado e negligenciado. Por exemplo, há uma igreja perto de mim agora que fala no nome de Jesus, de sua morte e ressurreição e da importância de ter fé. Porém ela acrescenta conformidade à lei de Moises como parte essencial da salvação. Ou seja, a morte e ressurreição faz parte do evangelho porém é preciso também cumprir a lei, ou partes dela para que alguém possa ser salvo.


Ela enfatiza muito o cumprir do sábado como distintiva dela. Isto talvez seja um dos pontos mais graves. Exigir isto rejeita o exemplo dos próprios apóstolos e do testemunho de toda a igreja desde Atos até hoje, em celebrar no primeiro dia da semana como celebração da ressurreição e da nova aliança. Pior, a igreja acrescenta outro fundamento além das escrituras. Ela precisa-se dos ensinos dos seus fundadoras e fundadores e não tem a Bíblia como única autoridade.

Protestamos esta pratica porque esta discussão já foi enterrada no primeiro século pelos apóstolos. Gálatas 3 diz: “Ó gálatas insensatos! Quem foi que os enfeitiçou? Não foi diante dos olhos de vocês que Jesus Cristo foi exposto como crucifixos? Quero apenas saber isto: vocês receberam o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado no Espírito, agora querem se aperfeiçoar na carne?”

Veja bem, quem gostaria de acrescentar qualquer obra de obediência ou espiritualidade a salvação diminua e ataca a obra de Jesus Cristo. Está a dizer que a obra na cruz não é suficiente para salvar pecadores. Estão a dizer, “Jesus foi bom, mas você tem de fazer a sua parte também.” Protestamos, pois este é um outro evangelho.


E, tem mais. A Bíblia é fundamental para nossa fé e prática como cristãos justamente porque ela chegou a nós não por vontade humana mas pela vontade de Deus. Ela é o alicerce em que toda a igreja, em todos os lugares e em todos os tempos tem sua fundação. E quem exige outro fundamento, outro alicerce, não importa quem seja, está edificando outro edifício e não a igreja de Jesus Cristo.


Efésios 2 versos 19-20: “Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus a pedra angular.”


Amigos, não sejam enganados. Não é possível ter uma multiplicidade de pedras angulares e manter uma construção integra. Somente Jesus é o fundamento! Deus não exige mais de que Jesus Cristo já fez por sua vida, morte, e ressurreição. Pare de tentar aquilo que é impossível e venha a Cristo para o perdão e misericórdia que tanto precisa. Pare de seguir outros vozes ou ensinos a custo de ler e seguir a Bíblia.


Minuto Cambirela faz parte de um projeto de implantação de uma igreja em Palhoça na grande Florianópolis. Desejando conversar mais sobre o assunto de hoje, o projeto ou qualquer outra coisa, nos chama no privado. E como sempre, obrigado por assistir.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Espírito Santo: Deus Trino

Minuto Cambirela para 28 de abril. Boa Tarde! Na defesa do evangelho em Gálatas 1, percebemos o peso enorme em entender e pregar corretamente o evangelho de Jesus Cristo. Escuta versos 9 e 10: “se alg